sexta-feira, 24 de agosto de 2007

ISEG na vanguarda do ensino mundial!





O ISEG tem através dos seus alunos implantado uma cultura de poker na sua sala de convívio (convenientemente denominada de "Kasino" pelos iseguianos há várias gerações). Esta vertente dos jogos de cartas, sempre muito populares entre os alunos deste instituto e dos universitários na sua generalidade, foi implantada com relativo sucesso há cerca de 2 anos, atingindo o seu expoente máximo no passado ano lectivo atingindo em certas alturas cerca de 50 pessoas a jogar em simultâneo. Esta nova moda só poderá não continuar a sua consolidação e expansão devido a recentes intromissões dos orgãos dirigentes do ISEG que alegam a ilegalidade dos jogos a dinheiro dentro do estabelecimento.

Contudo, o Texas Hold'em parece ter chegado para ficar tendo inclusivé a AEISEG realizado um torneio interno que acolheu vários patrocínios, entre os quais da própria CGD (Caixa Geral de Depósitos).

Os iseguianos aficcionados pelo poker têm agora um académico de renome a apoiar, em termos de ideiais, a sua causa. Tal pode ser verificado no artigo seguinte.

"Os jogadores de poker costumam ter de convencer as pessoas que as lições aprendidas numa mesa de poker podem tornar-se úteis para a vida. Há um membro da academia que não precisa de ser convencido e está a tentar convencer os seus colegas a incorporar essas lições no currículo das universidades e escolas secundárias. O Professor de Direito em Harvard, Charles Nesson está prestes a anunciar a formação da Sociedade Global de Pensamento Estratégico de Poker, uma organização que 'vê o poker como um jogo de perícia que pode ser usado como um instrumento de ensino em todos os níveis educacionais tanto académico como secundário'. O anúncio será feito na próxima semana numa conferência de 'mundos virtuais' em Singapura. A conferência foi organizada por várias escolas de Direito, Harvard, Yale, NYU e outras. Nesson, uma mente não convencional, mas brilhante, e um campeão a nível de benefícios sociais para o poker, acredita que o poker tem muito a ensinar ao mundo. "Poker é uma das melhores metáforas para ensinar sobre a vida em muito aspectos", disse Nesson. De acordo com um artigo no The Crimson, o jornal de Harvard, Nesson escreveu um programa em 1981 no seu computador que conseguia jogar 5 card stud. A sociedade pretende oferecer workshops e seminários para escolas secundárias e centros de comunidade, usando o poker como um meio para desenvolver perícia no pensamento estratégico. Trazer as lições de estratégia ensinadas pelo poker para as vizinhanças menos privilegiadas é um dos principais objectivos de Nesson neste projecto. Ele também espera poder patrocinar jogos de poker por equipas entre Direito, Negócios e outros programas de licenciatura, e conduzir seminários e conferências que explorem o poker como um meio que ensina o pensamento estratégico e problemas relacionados com política pública. O primeiro Capitulo da Sociedade será baseado em Harvard, e mais capítulos a abrir ainda este ano são esperados. Nesson espera lançar um campeonato de 'poker por equipa', do estilo NCAA a competir entre universidades americanas. "

4 comentários:

PeTeR disse...

ah é verdade... um grande obrigado á nossa amiga Ivone por nos ter indicado a notícia apartir da qual erguemos este post! :P

TiToKaS disse...

sim sr...agora já gosto mais...eu a pensar em voces...e os meninos a esquecerem-se...mas agora ta melhor...

Anónimo disse...

até k enfim o iseg tem alguma coisa melhor k o iscte!

Anónimo disse...

Se ao menos houvesse profs desses nas universidades portuguesas!
Realmente o poker ajuda a desenvolver o raciocinio, as capacidades matemáticas,etc... boa onda a dos profs de harvard sempre a querer inovar! talvez por terem projectos pioneiros é k estao tao bem cotados a nivel de ensino

 
Free Calendar from Bravenet.comFree Calendar from Bravenet.com